sexta-feira, 29 de julho de 2011

A garota da capa vermelha

Dica de um livro

A protagonista de A Garota da Capa Vermelha é Valerie, jovem que vive em Daggorhorn, aldeia pobre assombrada por um Lobo que, a cada lua cheia, tem de ser apaziguado com sacrifícios de animais para que não ataque os humanos. Aos oito anos, após um passeio à casa da Avó, que mora na floresta, a pequena Valerie foge à noite para tentar salvar sua cabra, Flora, do sacrifício, e fica cara a cara com o Lobo. Ele não a ataca, mas ela guarda sua imagem para sempre.
Dez anos depois, já adolescente, Valerie e sua irmã, Lucie, participam pela primeira vez de um acampamento de jovens que ajudam na colheita. Lá, reencontra o belo e impetuoso lenhador Peter, seu amor de infância, ao mesmo tempo em que é informada de que foi dada em noivado ao gentil, rico e cobiçado ferreiro Henry. Em meio a tudo isso, surge no céu a lua de sangue, fenômeno que só se repete a cada 13 anos, e o Lobo faz um ataque surpresa, matando Lucie.
A morte da irmã de Valerie e a chegada do caçador de lobisomens Father Solomon instala a desconfiança entre os aldeões, que passam a temer e a dedurar uns aos outros. Tudo é suspeito, e qualquer um pode ser o Lobo. Valerie, que ganhou uma capa vermelha da avó como presente de noivado, também fica confusa. Seria o lobisomem alguém próximo a ela? E o que fazer com seu coração, dividido entre o amor por Peter e a segurança oferecida por Henry?
Quando a quarta noite da lua de sangue se aproxima, os acontecimentos se aceleram, num ritmo vertiginoso e muito mais assustador do que na versão mais conhecida do conto de fadas. Cheio de suspense, esse com certeza não é um livro para crianças, mas para adultos que gostam de uma história bem escrita e arrepiante.



Curiosidades:
* O livro tem prefácio de Catherine Hardwicke, diretor do filme Crepúsculo, que também dirigiu a versão cinematográfica de A Garota da Capa Vermelha.
* O filme homônimo ao livro já está em cartaz em Porto Alegre e em várias cidades do interior, mas ainda não teve data de estreia anunciada para Caxias.
* Quem chega no final do livro é instigado a conferir um capítulo bônus — que, na verdade, é o final da história — no site da editora. É ali, em 20 novas páginas, que estão o desfecho e as explicações da trama. Só não vale correr lá sem ler o livro antes, porque perderia toda a graça!

Um comentário:

  1. Gostei muito do filme estou louco para ler o livro já que sempre são melhores que os filmes.

    Seguindoo como vinny and comentadoo passa lá no
    http://miojox.blogspot.com/

    ResponderExcluir